Eixos Temáticos

Concepções anarquistas da Ciência

Como os anarquistas enxergam a Ciência? De que maneira e quais relações eles estabeleceram para construir conhecimento? Qual a função social da Ciência para o anarquismo? Em que medida é possível extrair uma epistemologia libertária através do pensamento e das experiências do movimento anarquista?

Cientistas e anarquistas

Investigações sobre o papel dos anarquistas na História da Ciência. Biografias e prosopografias de anarquistas que tiveram atuações e contribuições científicas.

Ciência, educação e cultura na perspectiva anarquista

O paradigma do ensino racionalista e científico dentro do anarquismo, em oposição ao ensino religioso e estatal, e a importância do ensino integral (união entre trabalho intelectual e manual). As práticas culturais anarquistas como meio de produção e difusão da Ciência.

Espaços de construção do conhecimento

As presenças (e ausências) dos anarquistas na academia e suas críticas. A pluralidade de espaços possíveis para a construção do conhecimento. Discussões sobre a constituição do saber a partir da experiência e da relação intrínseca entre teoria e prática.

***

Observação

Áreas do conhecimento inseridas no escopo do presente Colóquio: Ciências Humanas, Ciências Biológicas e Ciências Exatas.


Deixe um comentário