Leia: PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO COLÓQUIO INTERNACIONAL CIÊNCIA E ANARQUISMO. Clique aqui.

Leia: COMUNICADO #3 – 15/09/2013

1. DIVULGAÇÃO DOS TRABALHOS APROVADOS

Leia: COMUNICADO #2 – 09/09/2013

1. NOVA DATA PARA DIVULGAÇÃO DOS TRABALHOS APROVADOS: 15/09/2013;
2. ALIMENTAÇÃO.

Leia: COMUNICADO #1 – 28/08/2013

  1. PRAZO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS;
  2. PALESTRANTES CONFIRMADOS;
  3. INSCRIÇÕES;
  4. HOSPEDAGEM.

COLÓQUIO INTERNACIONAL CIÊNCIA E ANARQUISMO

11 a 14 de NOVEMBRO de 2013 – FFLCH, USP

Français / English / Español

Ao longo dos últimos anos a Biblioteca Terra Livre tem concentrado esforços com o intuito de difundir as ideias anarquistas nos mais variados espaços. Nosso trabalho de difusão busca propagar as ideias libertarias tanto através de meios materiais (livros, livretos, filmes, etc.) como por meio da organização de atividades públicas (cineclubes, debates, seminários, feiras e colóquios). Nos últimos dois anos tivemos a experiência de realizar o Colóquio Internacional Élisée Reclus e a Geografia do Novo Mundo, em 2011, em conjunto com o Laboratório de Geografia Política da Universidade de São Paulo, bem como de realizar em 2012 o Colóquio Internacional Educação Libertária: 100 anos da Escola Moderna de São Paulo. Este segundo colóquio não contou com nenhum apoio ou participação institucional, sendo organizado pelos membros da Biblioteca e através do apoio de alguns companheiros e companheiras.

Outro fato importante na organização deste segundo Colóquio foi a participação de diversos indivíduos e grupos que através de um esforço coletivo se cotizaram para estar presente e compartilhar experiências de suas práticas. Ao longo do evento contamos com a participação de membros da Fédération Anarchiste – FA (França), Grupo de Estudios José Domingo Goméz Rojas (Chile), Federación Libertaria Argentina – FLA (Argentina), Ateneu Heber Nieto (Uruguai), bem como de pessoas e grupos de diversas partes do Brasil.

A experiência proveniente deste encontro nos estimulou a tentar ir mais longe. Para este ano organizaremos, no mês no novembro, o Colóquio Internacional Ciência e Anarquismo, com o intuito de tencionar sobre a produção do conhecimento científico a partir de uma perspectiva anarquista.
A estrutura do evento está sendo pensada na forma de mesas temáticas por área de conhecimento. Nossa intenção é possibilitar a um grande público uma reflexão que tem estado ausente nos espaços “tradicionais” de produção do conhecimento. O intuito do Colóquio é mostrar que o anarquismo, além de sua perspectiva teórica de análise e produção do conhecimento, também é uma prática de organização, onde através da auto organização os grupos e indivíduos se apoiam mutuamente a fim de garantir uma ação comum.

Nós entendemos que os esforços e os trabalhos para garantir o financiamento para a vinda de companheiras e companheiros para São Paulo é algo muito oneroso e demanda muito esforço, mas entendemos que as possibilidades que podem ser criadas fazem valer os esforços.

A fim de tentar possibilitar um apoio econômico e ampliar os espaços de diálogo e ação, organizaremos na véspera do Colóquio a IV Feira Anarquista de São Paulo. Esperamos que com a realização da Feira Anarquista em conjunto com o Colóquio possamos permitir uma ampla possibilidade de trocas e contatos durante o período, bem como a possibilidade de cada um dos grupos e indivíduos buscarem um apoio econômico com a venda de alguns materiais durante a Feira e o Colóquio.

logosite2

São Paulo, 10 de maio de 2013,
Biblioteca Terra Livre


2 thoughts on “

Deixe uma resposta